sábado, 27 de janeiro de 2024

RN inicia 2024 com maior volume de água nos reservatórios em 12 anos, diz Igarn.

O Rio Grande do Norte começou o ano de 2024 com o melhor volume de água desde 2012, de acordo com o Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn).

O último relatório dos principais reservatórios do estado, divulgado na quinta-feira (25), indica que o total acumulado nas reservas hídricas superficiais é de 2,215 bilhões de metros cúbicos, ou seja, 50,74% da capacidade total potiguar, que é de 4,367 bilhões de m³.

No mesmo período de 2023, o volume acumulado era de 1,910 bilhão de m³, correspondentes a 44,17% da capacidade total do estado.

Atualmente a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, localizada no Rio Piranhas-Assu, entre os municípios de Assu, Itajá e São Rafael, acumula 1,261 bilhão de m³, equivalentes a 53,17% da sua capacidade total, que é de 2,373 bilhões de m³. 

No último dia 25 de janeiro de 2023, o manancial estava com 1,224 bilhão de m³, 51,60% da sua capacidade total.

Fonte: g1-RN

Bandidos que assaltaram a loja da TIM em Caicó são presos por policiais do RN e CE.

O assalto à loja da operadora TIM na manhã dessa sexta-feira (26/01), no centro de Caicó, levou para a cadeia a prisão de cinco bandidos já no estado do Ceará.

A prisão se deu através de uma operação das forças policiais estaduais do Rio Grande do Norte e Ceará com apoio da PRF.

Após a prisão dos cinco elementos já é quase certa a participação do grupo em outros assaltos em diversas lojas  operadoras em várias regiões do Nordeste. Parte do material roubado foi recuperado pelos policiais.

O assessor de comunicação da PRF afirmou que todo o levantamento está sendo feito, inclusive a busca por armas de fogo, além de objetos roubados pelo bando. O órgão disse ainda que está levantando a ficha um a um para saber mais sobre a quadrilha interestadual.

Municípios com dívidas previdenciárias terão FPM retido.

O Governo Federal comunicou a estados e municípios que será retomado o procedimento de Retenção no Fundo de Participação dos Municípios e no Fundo de Participação Estados (FPM/FPE) para as obrigações correntes vencidas pelos entes públicos, inclusive daqueles que têm parcelamento em atraso, com cláusula que autoriza o bloqueio.

A informação preocupa gestores que estão em atraso com suas obrigações previdenciárias, já que a retenção da obrigação corrente vencida ocorrerá até o último dia útil do mês do vencimento e pode comprometer o equilíbrio das contas públicas.

Ou seja, o repasse feito até o dia 10 do mês subsequente poderá ter bloqueio por parte da União. Além disso, caso o saldo do FPM/FPE seja inferior ao valor devido, a diferença não retida poderá ser incluída em parcelamento. 

Nesse sentido, a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN alerta aos gestores municipais para que se planejem e busquem a Receita Federal, a fim de negociar e parcelar seus débitos, até o fim deste mês, evitando, dessa forma, a retenção do FPM em razão da mora. E caso não obtenha êxito no parcelamento administrativo, deve acionar sua Procuradoria para ajuizar a medida judicial cabível.

A última parcela do FPM referente ao mês de janeiro será creditada nos cofres municipais na próxima quarta-feira (30/01).

Inverno: Fernando Pedroza registra 114 mm de chuvas em Janeiro.

Nos últimos dias a cidade de Fernando Pedroza tem registrado algumas chuvas de pequena e grande intensidade pluviométrica.

Segundo dados pluviométricos da Emater local, o acumulo de chuvas em janeiro até o momento é de 114,40 milímetros

As informações repassadas a redação deste  blog foram do técnico agrícola, Nelielson Lemos.

A maior chuva de 2024 foi registrada na última quarta-feira (24), onde choveu 73 mm.

Neste sábado (27/01) a previsão do CLIMATEMPO para Fernando Pedroza, será sol com algumas nuvens carregadas e chuva rápida. 

Flamengo em Natal: campeão da Libertadores estará em duelo contra a Portuguesa.

Com a utilização do time titular em amistosos nos EUA, a delegação de atletas do Flamengo que irá disputar a partida contra a Portuguesa neste sábado (27/01), na Arena das Dunas em Natal, será composta por jogadores das categorias de base em sua maioria. Porém, também haverá a presença de um “medalhão” entre os relacionados: o volante Thiago Maia, campeão da Libertadores de 2022.

Ainda reforçarão a equipe rubro negra, os atletas Matheuzinho e Pablo, a informação foi confirmada pelo presidente do time carioca, Rodolfo Landim, em vídeo divulgado pelas redes sociais.

O Flamengo enfrenta a equipe da Portuguesa neste sábado (27), às 18h10, na Arena das Dunas pelo Campeonato Carioca. Mais de 25 mil ingressos já foram vendidos para o duelo.

Recém-contratado pelo Cruzeiro, Gabriel Veron passará por cirurgia.

Anunciado oficialmente pelo Cruzeiro por empréstimo do Porto, de Portugal, em dezembro, o atacante potiguar Gabriel Veron sofreu um trauma no pé direito durante o treino, e após exames, foi diagnosticado com uma lesão no local. 

De acordo com o clube, a indicação para o caso é de um procedimento cirúrgico, que será conduzido pelo médico do clube, Dr. Sérgio Campolina. Todo o processo de recuperação acontecerá no Departamento de Saúde do Cruzeiro.

Natural de Assu-RN, o meia ainda não estreou oficialmente com a camisa da equipe mineira. O atacante não entra em campo desde o dia 08 de outubro de 2023, quando atuou pela equipe B do Porto, e deixou a partida após sofrer uma lesão.

Homem é preso por ameaçar ex-companheira com enxada na grande Natal.

Um homem de 43 anos foi preso nesta sexta-feira (26), por ameaça e vias de fato contra a ex-companheira. O fato aconteceu no bairro São Antônio do Potengi, no município de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Natal.

A prisão foi feita por policiais civis da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM/São Gonçalo) e da 12ª Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).

Na ocorrência, foi relatado que o homem empurrou e ameaçou a mulher com uma enxada, além de dizer que iria dar um tiro na vítima. Testemunhas no local presenciaram o fato ocorrido e interviram na ação do agressor.

A Polícia Civil foi acionada e prendeu o homem em flagrante. Durante o procedimento foi constatado que o celular em posse do autuado era produto de roubo, sendo novamente autuado, desta vez por receptação culposa.

PM armado procura a ex-esposa em academia em natal, provoca pânico e é contido pela Policia. Na manhã desse domingo (28/04), m policial mili...