A
primeira pesquisa eleitoral divulgada após o início da propaganda eleitoral na
televisão e depois da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva
(PT) ser barrada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mostrou um cenário de
leve variação para cima nas intenções de voto para o provável substituto do
petista, Fernando Haddad, enquanto Jair Bolsonaro (PSL) segue na dianteira das
intenções de voto em um cenário sem o ex-presidente.
Enquanto isso, Geraldo Alckmin (PSDB), que possui o maior
tempo de propaganda eleitoral, segue patinando nas intenções de voto. É o que
aponta a mais recente pesquisa FSB/BTG Pactual, divulgada nesta segunda-feira
(3), que possui o registro BR-01057/2018 no TSE.
O
Instituto FSB Pesquisa entrevistou, por telefone, 2.000 eleitores, e a margem
de erro é de 2 pontos percentuais. A decisão do Tribunal Eleitoral, que
determinou a inelegibilidade de Lula a presidência, não está refletida em todos
os cenários.
Contudo, em um cenário em que Lula ainda aparece, na intenção
de voto espontânea, a queda do petista é expressiva, passando de 26% na semana
anterior, para 21% no último levantamento para o petista. Bolsonaro teve
elevação dentro da margem de erro, indo de 19% para 21%, Ciro Gomes (PDT) foi
de 2% para 4%, Alckmin e Marina Silva (Rede) oscilaram de 2% para 3%.
João
Amoêdo (Novo) manteve 3% das intenções de voto, enquanto Álvaro Dias (PODE)
seguiu em 1%. Não sabem ou não responderam passaram de 25% para 24%, não
votariam em ninguém foram de 15% para 14%, enquanto brancos e nulos se
mantiveram em 5%.
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