quinta-feira, 11 de setembro de 2025

Bolsonaro é condenado a mais de 27 anos de prisão por plano de golpe.

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta quinta-feira 11 de setembro de 2025, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e 3 meses de prisão. A decisão ocorreu no julgamento da ação que apurou um plano de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Além da prisão, Bolsonaro foi condenado a 124 dias multa, no valor de dois salários mínimos o dia.

O colegiado é composto pelos ministros Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, presidente da Turma. Eles analisaram a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Com a decisão, Bolsonaro foi considerado culpado pelos crimes de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa, dano qualificado contra patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

Agência Brasil

Allyson e Styverson lideram para governo e senado em Assú-RN, aponta pesquisa Seta.

Uma nova pesquisa de opinião pública realizada pelo Instituto Seta em Assú, nos dias 07 e 08 de setembro de 2025, revela números na corrida para o governo do RN e senado federal nas eleições de 2026.

Para o Governo do Rio Grande do Norte na pesquisa estimulada, Allyson Bezerra (União Brasil) aparece como 37,8% das intenções de voto, seguido por Rogério Marinho (PL) com 6,8% e Álvaro Dias (Republicanos) com 5,5%. O candidato do PT, Cadu Xavier, aparece com 4,8% das intenções de voto.

Na corrida para o Senado, no primeiro voto, Styvenson Valentim (PSDB) desponta com 30,0%, seguido por Fátima Bezerra (PT) 7,3% e Zenaide Maia (PSD) com 6,0%.

Detalhe: Na mesma pesquisa Seta, o mandato da governadora Fátima Bezerra (PT) tem apenas 29% de aprovação do eleitor assuense, contra 63% de desaprovação.

Segundo os dados da pesquisa Seta, a gestão do prefeito de Assú, Lula Soares registra 72% de aprovação entre os entrevistados, enquanto 17% desaprovam a administração municipal

A pesquisa Seta ouviu 400 pessoas com margem de erro de 4% e nível de confiança de 95%.

Jovem é morto a tiros possivelmente por engano em Apodi-RN.

Um crime chocou a cidade de Apodi, na região Oeste potiguar, nesta quarta-feira (10/09). O estudante Abner Pietro Rodrigues, de apenas 17 anos, foi assassinado a tiros na porta de uma residência onde trabalhava, no bairro Lagoa Seca.

De acordo com informações da Polícia Militar, a principal linha de investigação aponta que o adolescente pode ter sido morto por engano. O alvo dos criminosos seria o pai do jovem, que estava com ele, no momento do crime, mas o suspeito teria confundido o jovem, que acabou atingido fatalmente.

Abner era aluno da Escola Estadual Antônio Dantas, onde era bastante querido pelos colegas e professores. 

O corpo de Abner Pietro foi removido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) para exames em em Pau dos Ferros. 

O caso segue em apuração pela policia civil de Apodi-RN.

Fim da Linha

MDB anuncia filiação do deputado estadual Ivanilson Oliveira.

O MDB do Rio Grande do Norte anunciou nesta quarta-feira 10 de setembro de 2025, a filiação do deputado estadual Ivanilson Oliveira. O parlamentar vai deixar o União Brasil.

Em nota, o MDB informou que o parlamentar aceitou o convite do vice-governador e presidente estadual da legenda, Walter Alves, e vai oficializar sua entrada no partido.

Por ser deputado estadual, Ivanilson Oliveira precisa de autorização do seu atual partido, o União Brasil, para se filiar a outra sigla. A saída sem aval pode resultar na perda do mandato.

Segundo o MDB, Ivanilson vai fazer a solicitação formal da carta de anuência ao presidente da sigla, José Agripino Maia. Caso não receba o aval, ele terá de aguardar até março de 2026, quando será aberta a janela partidária – quando parlamentares podem trocar de legenda sem receberem punição.

Com a filiação, Ivanilson confirma que disputará a reeleição em 2026 pela nominata do MDB.

O presidente estadual do MDB, Walter Alves, destacou a importância da chegada do parlamentar. “Ivanilson é um ótimo reforço para os quadros do MDB. Temos certeza de que sua atuação contribuirá ainda mais para o fortalecimento do nosso partido e para a defesa dos interesses do Rio Grande do Norte”, afirmou.

Fonte: Agora RN

Do blog: Ivanilson Oliveira foi eleito deputado estadual para o primeiro mandato nas eleições de 2022 quando obteve 27.426 votos, pelo União Brasil.

COPA DO BRASIL: Fluminense vence o Bahia por 2x0, e vai à semifinal.

Nesta quarta-feira 10 de setembro de 2025, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, o Fluminense recebeu o Bahia no Maracanã e venceu por 2x0. Os gols do tricolor carioca foram anotados por Agustín Canobbio e Thiago Silva.

Com o resultado positivo, o time carioca, que havia perdido o jogo de ida pelo placar de 1x0, avança à semifinal do torneio.

Agora o Fluminense aguarda o vencedor do duelo entre Botafogo e Vasco que jogam nesta quinta-feira (11).

Na outra partida desta quarta-feira, o Corinthians bateu o Athlético-PR por 2x0, e também garantiu vaga nas semifinais da Copa do Brasil.

Gazeta Esportiva

Número de professores temporários no governo Fátima Bezerra aumenta 1.000% no RN, diz Sinsp.

O número de professores temporários no Rio Grande do Norte saltou de 548, em outubro de 2018, para 6.094 professores atualmente, segundo dados do Sistema Integrado de Gestão de Educação (Sigeduc) enviados ao Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Estado do Rio Grande do Norte (Sinsp-RN).

O aumento chega a 1.000 porcento e se deve, segundo a Secretaria de Estado da Educação (SEEC), à falta de concursos públicos no Estado na última década. A perspectiva é convocar aprovados no concurso feito recentemente até o final deste ano.

Ao todo, o Estado possui 29.224 professores, sendo 15.828 efetivos e 6.094 temporários. O secretário de Administração do Estado (Sead), Pedro Lopes, disse que o resultado do concurso sairá no próximo dia 15 de setembro.

Segundo Janeayre Souto, presidente do Sinsp-RN, a contratação de professores temporários em função dos efetivos representa aumento dos gastos públicos. Ela critica ainda o fato de professores da rede estadual ocuparem cargos administrativos.

“Isso representa aumento dos gastos públicos, dinheiro do Fundeb, pagando duas vezes pela mesma vaga, pois um professor que deveria estar na sua função de magistério, é realocado ilegalmente para outra função e o governo acaba contratando um professor temporário”, disse.

Com informações no TN Online

Criança é morta durante tentativa de assalto em São José de Mipibu. Uma criança morreu ao ser atingida por um tiro durante uma tentativa de ...