terça-feira, 19 de agosto de 2025

Allyson Bezerra lidera pesquisa Datavero para governo do RN.

A primeira pesquisa Datavero sobre o cenário eleitoral de 2026 no Rio Grande do Norte revela o retrato do panorama político do estado a pouco mais de um ano das eleições.

Segundo a pesquisa, o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), aparece com a maior intenção de voto. O senador e pré-candidato ao governo, Rogério Marinho (PL) e o pré-candidato Cadu Xavier (PT) surgem na segunda e terceira colocação, considerando a pesquisa estimulada, respectivamente.

Na pesquisa estimulada, em que os entrevistados receberam uma lista de nomes, o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, assume a liderança com 31,76%. O ex-ministro Rogério Marinho (PL), apoiado por Jair Bolsonaro, aparece em segundo lugar com 18,93%. Em seguida, surge Cadu Xavier (PT), apoiado por Lula e Fátima Bezerra, com 14,08%. Álvaro Dias registra 9,43%, Thabatta Pimenta (PSOL) soma 5,70%, enquanto as respostas “nenhum” e “não sabe” alcançam 12,97% e 7,14%, respectivamente.

No índice de rejeição entre os candidatos ao governo do RN, Rogério Marinho lidera com 29,34%, seguido por Cadu Xavier (19,58%) e Thabatta Pimenta (14,01%). Álvaro Dias registra 4,91% de rejeição, enquanto Allyson Bezerra apresenta a menor taxa, com 2,95%.

O levantamento ouviu 1.500 eleitores entre os dias 9 e 11 de agosto, apresenta margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

Com informações Portal 98FM

Justiça pede cassação dos diplomas do prefeito e vice de Nova Cruz-RN, por abuso de poder.

O Ministério Público Eleitoral defendeu a cassação dos diplomas e, portanto, dos mandatos do prefeito de Nova Cruz-RN, Joquinha Nogueira e do vice, Iraldo Guerra, ambos do MDB.

O órgão concordou com os argumentos apresentados em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) protocolada por Germano Targino (Republicanos), candidato que ficou em segundo lugar na disputa eleitoral de 2024.

Segundo o parecer, houve abuso de poder político e econômico durante a campanha, promovidos pelo então prefeito Flávio de Berói (MDB) para beneficiar a chapa do então candidato Joquinha, seu sobrinho, e do vice Iraldo Guerra. O MP afirma que as contratações realizadas pela gestão municipal em ano eleitoral tiveram como objetivo “cooptar votos e desequilibrar a disputa em favor da chapa investigada”.

O documento aponta que o Instituto Social de Saúde e Educação do RN (Issern) foi usado como “fachada para a mera intermediação de mão de obra”, o que teria permitido um aumento expressivo nas contratações em 2024. Embora o contrato fosse formalmente destinado à área da saúde, o Ministério Público destacou que os funcionários contratados atuaram em diferentes setores da Prefeitura, como educação, assistência social e serviços gerais.

O parecer, assinado pelo promotor eleitoral José Roberto Torres da Silva Batista, conclui que “há provas contundentes” de que as contratações foram feitas de forma irregular para beneficiar a candidatura de Joquinha Nogueira e Iraldo Guerra.

Por isso, o Ministério Público defendeu que a Justiça Eleitoral acolha a ação e aplique a punição prevista na lei: a cassação dos diplomas dos dois eleitos.

Agora RN

Seleção de Fernando Pedroza (RN) garante classificação na Copa ACE de Futsal, categorias (Sub-16 e Sub-20).

A Seleção de Fernando Pedroza-RN, fez bonito no final de semana garantindo vaga para 2ª fase da Copa ACE de Futsal, nas categorias Sub-16 e Sub-20 realizada em Ipanguaçu-RN.

Confira os resultados dos jogos no Sub-16:

Seleção de Fernando Pedroza 3x1  APAF de Pedro Avelino

Seleção de Fernando Pedroza 5x2  Pedrinhas-Ipanguaçu

Seleção de Fernando Pedroza 1x2 X9 de Ipanguaçu

Resultados do Sub-20:

Seleção de Fernando Pedroza 5x3 ABEC de Afonso Bezerra

Seleção de Fernando Pedroza 7x3 Dinamarca de Assú.

Com os resultados, a garotada Pedrozense garantiu classificação para próxima fase da Copa ACE de Futsal. 

Fonte: SECTEL

Vereadora denuncia policial por agressão a jovem com deficiência em hospital do Seridó Potiguar.

A vereadora de Natal, Thabatta Pimenta (Psol), denunciou um caso de violência envolvendo policiais militares e um jovem com deficiência no Hospital de Santana do Seridó, no Seridó potiguar. A denúncia foi feita nesta segunda-feira (18/08) em um vídeo publicado nas redes sociais da parlamentar.

Segundo Thabatta, a vítima é Zé Paulo, conhecido na cidade desde a infância por viver com deficiência. No momento da ocorrência, ele estaria em surto dentro da unidade hospitalar e acabou sendo agredido na frente da mãe idosa.

“Não há justificativa para uma violência dessa. O hospital deve ser espaço de acolhimento e cuidado”, afirmou a vereadora, que disse ter solicitado providências imediatas à governadora Fátima Bezerra e ao secretário de Segurança, coronel Francisco Araújo.

Thabatta também mencionou a Lei de Abuso de Autoridade (Lei nº 13.869/2019), que considera crime a prática de violência física ou moral por parte de agentes públicos fora dos limites legais.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública informou que instaurou procedimento apuratório e determinou o afastamento preventivo dos policiais militares envolvidos na ação. A instituição destacou ainda que não compactua com condutas ilegais e reforçou o compromisso com a ética e o respeito aos direitos fundamentais.

Portal da Tropical

Allyson Bezerra lidera pesquisa Datavero para governo do RN. A primeira pesquisa Datavero sobre o cenário eleitoral de 2026 no Rio Grande do...