quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Rodrigo Pacheco é reeleito presidente do senado com 60% dos votos da Casa.

O Senado escolheu Rodrigo Pacheco (PSD-MG) como presidente da Casa para o biênio 2023/2025. O senador é reconduzido ao cargo do qual ocupou no último biênio. Ele recebeu 49 votos, contra 32 de Rogério Marinho (PL-RN).

A votação aconteceu no Plenário da Casa, no fim da tarde desta quarta-feira (1º). O escrutínio foi promovido por meio de cédulas de papel, em que os senadores escolheram o seu candidato secretamente.

A candidatura de Pacheco contou com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de seis partidos: PSD (15), MDB (10), PT (9), PSB (4), PDT (3) e Rede (1). No primeiro mandato, Pacheco também foi apoiado pelo Planalto, mas, na ocasião, Jair Bolsonaro (PL) era o presidente.

Marinho foi o candidato de oposição ao governo Lula e reuniu a ala bolsonarista do Senado a seu favor. Bloco PL (12), PP (6) e Republicanos (4) 

Três candidatos chegaram a se inscrever na eleição à Presidência do Senado, porém o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) renunciou antes da votação, declarando voto em Rogério Marinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Governo do RN isenta maiores de 65 anos de taxas de renovação da CNH. Condutores do Rio Grande do Norte com 65 anos ou mais estão isentos do...