quinta-feira, 26 de julho de 2018

Quem se atreve: Governador Robinson Faria enfrenta dificuldade para encontrar um vice.

O PSD marcou para o dia 5 de agosto a sua convenção estadual para oficializar a candidatura à reeleição do governador Robinson Faria. O evento será realizado no pátio do Complexo Cultural de Natal da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), zona norte da capital. A convenção também vai deliberar sobre a formação de coligações majoritária e proporcional, que deverá ter partidos como o PSDB, Pros, PR, entre outros de menor porte.

Daqui para a data da convenção, faltando 11 dias, Robinson Faria correrá contra o tempo para encontrar um nome a vice-governador de sua chapa. De preferência, que seja da cidade de Mossoró, o segundo maior colégio eleitoral do estado. Essa necessidade aumentou substancialmente com a decisão da prefeita Rosalba Ciarlini e do PP de indicar o vice na chapa de Carlos Eduardo (PDT), que provavelmente será o publicitário Kadu Ciarlini, filho de Rosalba e do ex-deputado Carlos Augusto.

A primeira tentativa de Robinson foi frustrada. Ele tentou ter o apoio de Rosalba e a indicação do vice. A prefeita não foi convencida, mesmo diante da proposta de liberação de emendas parlamentares indicadas pelo deputado federal Fábio Faria (PSD), filho do governador, para o Município. A verba seria liberada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que tem como titular o ministro Gilberto Kassab, do PSD, amigo pessoal de Robinson e Fábio.

Sem o grupo de Rosalba, o governador direcionou seus esforços para ter a indicação do meio empresarial. O nome seria o do construtor Jorge do Rosário, do PR (foto acima), que foi candidato a vice-prefeito nas eleições de 2016 na chapa encabeçada por Tião da Prest (PR). Robinson pediu a ajuda do presidente estadual do PR, ex-deputado federal João Maia, para tentar convencer Jorge, sem sucesso. O republicano não aceita retirar o projeto de se eleger deputado estadual.

A outra alternativa seria o grupo liderado pela ex-deputada federal e vereadora Sandra Rosado (PSDB). Também não vingou. O rosadismo, mesmo com o PSDB fechando aliança com o governador, resiste a entrar no projeto eleitoral de Robinson. 

A prioridade do grupo é renovar o mandato da deputada estadual Larissa Rosado, filha de Sandra. O caminho mais provável é que o rosadismo acompanhe a decisão da prefeita Rosalba de apoiar a chapa Carlos Eduardo/Kadu Ciarlini. Com isso, Larissa será a candidata da prefeita à Assembleia Legislativa, fazendo dobradinha com o deputado federal Beto Rosado (PP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Governo do RN isenta maiores de 65 anos de taxas de renovação da CNH. Condutores do Rio Grande do Norte com 65 anos ou mais estão isentos do...