Duplicação da BR-304 no RN até a divisa com o Ceará é orçada em quase R$ 3 bilhões.
Uma das obras de infraestrutura mais importantes do Rio Grande do Norte,
a duplicação da BR-304 até a divisa do Ceará já possui a empresa que vai
elaborar todo o planejamento e projeto. O custo total deve chegar perto dos R$
3 bilhões.
Detalhe: A rodovia corta o RN e liga as duas
principais cidades do estado, Natal e Mossoró.
Pela relevância da BR-304, a possibilidade
de ela se tornar duplicada gera expectativa em vários segmentos, como o setor
salineiro, que é responsável pela produção de 95% do sal consumido no país.
Parte do produto é escoada pela rodovia federal.
Renato Fernandes, diretor executivo do
Sindicato da Indústria de Moagem e Refino de Sal do Estado do Rio Grande do
Norte (Simorsal), destacou que o setor movimenta “em termos de sal produzido no
Rio Grande do Norte, entre 7 e 8 milhões de toneladas/ano”.
“Essa duplicação vai nos proporcionar um
maior fluxo de carga, maior agilidade, vai nos tornar mais competitivos”,
reforçou.
Em
março, a governadora Fátima Bezerra se reuniu com o ministro dos
Transportes, Renan Filho, e deputados da bancada federal do RN em Brasília.
A novidade neste processo é que já foi definida a empresa
que vai elaborar o planejamento e projeto para execução da obra, que foi
dividida da seguinte forma: dois trechos com quatro lotes de aproximadamente 70
km. Serão, no total, 289 km da Reta Tabajara, em Macaíba, até a divisa com o
Ceará.
A
obra está orçada em R$ 2,8 bilhões,
“o que de fato se prenuncia que ela será executada por etapas”, conforme
explicou o secretário estadual de Infraestrutura, Gustavo Coelho.
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